Mais um dia de aulas…A campainha toca, mas não a queremos ouvir... Olhamos para o relógio já é tarde…já começou o grande dia – o dia de azar!
Muitos escondem os olhos com medo de encontrar um gato preto. Já nem sequer vão à casa de banho, com o medo de partirem o espelho…Não se lembram da política irrisória em que vivemos, nem da valente economia do nosso Grande país. É lindo olhar para tudo isto e ver…que ainda existe superstição.
Para quem não sabe hoje é dia 13…ai que desgraça! Decerto que isto não passa de uma observância de cultos arcaicos e populares.
Demasiadas pessoas evitam viajar neste dia, com o receio de irem bater contra as invisíveis torres gémeas. Em alguns prédios até “saltam” do número 12 para o 14 tremendo que o 13 traga desdita. Enfim…
Além da justificativa cristã, existem duas lendas que explicam esta superstição continua. Na Escandinava, segundo a lenda, existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, esta, passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demónio – completando treze – para rogar pragas sobre os humanos.
A outra lenda faz parte da mitologia nórdica. Na morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Loki o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado, armando uma briga em que morreu o deus favorito. Este magnífico e comovente episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia.
Atenção:Não saia de casa…Corre o risco da/o namorada/o lhe por os cornos. Se vir um gato preto tape os olhos, mas tenha cuidado com o poste. Recuse-se a olhar para um espelho, pode ser que ele se assuste e que se parta. Admire o céu, veja como o azul é lindo, se por contingência vir um avião corra e vá para um campo pastar com as vaquinhas e as ovelhinhas…ai sim, vai ser uma superstição autêntica.
Tenham um bom dia…e lembrem-se, falta pouco para o dia acabar!